“O sangue empreendedor e acolhedor nos move”
“Os espanhóis que costumam chegar ao Brasil, historicamente, sempre mostraram um caráter muito empreendedor. Dessa forma existe nas instituições espanholas uma tradição muito forte em ajudar e acolher os espanhóis que deixaram tudo para trás e vieram ao Brasil; e assim tem sido, intensamente, na Residencia Santiago Apóstol”, destacou Ángel Vázquez Dias de Tuesta, Cônsul Geral da Espanha, que recebeu cordialmente esta publicação em entrevista dentro de seu gabinete do Consulado Geral da Espanha no Rio de Janeiro. Ángel Vazquez, fez questão de lembrar que a data em que acontecia a entrevista, 25 de julho, era o Dia de Santiago Apóstol.
O Cônsul considera que a Residencia “presta um serviço de muita qualidade e fundamental para as pessoas necessitadas, o que permite manter uma excelente imagem da Espanha aqui no Brasil”. Consequentemente, existe uma relação muito estreita entre a Residencia Santiago Apóstol e o Consulado Geral da Espanha — em apenas uma semana de Rio de Janeiro, o senhor Ángel já realizou uma visita à Residencia, que passa por momento de amplas obras.
Perfil
Espanhol nascido fora da Espanha (Marrocos); Angel é filho de espanhóis de Oviedo (capital das Astúrias), já tendo residido em diversas cidades espanholas e também em outros países, como Israel, Rússia, Bolívia e França, por sua condição de profissional da Diplomacia. Antes de chegar ao Rio em 15 de junho deste ano de 2022, foi Cônsul Geral da Espanha em São Paulo no triênio 2017-2020; época o que permitiu conhecer as singularidades brasileiras e as similaridades com a cultura espanhola.
“Um fato saudável no Brasil é que mesmo estando a uma grande distância da Espanha, quando viajamos para cá e desembarcamos no Brasil não encontramos grandes barreiras, nenhum entrave. Nada é difícil de compreender. A adaptação dos espanhóis ao Brasil costuma ser simples”, destaca o Cônsul Geral da Espanha que, apesar dessa facilidade, reconheceu no momento desta entrevista estar ainda se adaptando ao novo país.
Senhor com um vasto conhecimento da história e da contribuição dos espanhóis para o povoamento do Brasil, Angel Vázquez lembra que durante o século 20, que viu varias ondas de imigração de espanhóis, os imigrantes chegavam com a ilusão de que todos ficariam prósperos em terras brasileiras; mas a vida não sempre foi fácil para todos eles. O Cônsul destacou a contribuição dos galegos à prosperidade da região do Rio de Janeiro.
Atualmente, nas palavras do diplomata, vem ocorrendo o fluxo inverso, ou seja, o de brasileiros (muitos deles filhos de espanhóis) buscando moradia, estudo, investimentos e trabalho na Espanha. Nesse sentido, o Cônsul Geral da Espanha vê na gestão dos vistos um dos desafios com os quais tem que lidar em seu cargo; além daquele que sempre existiu, o de prestar um serviço de acolhimento de qualidade à toda a comunidade espanhola residente no na circunscrição do Rio de Janeiro. Também, uma tarefa fundamental é potenciar o relacionamento empresarial, cultural, e institucional entre a Espanha e o Brasil, em coordenação com a Embaixada de Espanha em Brasília.
Crédtios: Sra. Antonia – jornalista
antonia@agencia2a.com.br
REVISTA RESIDENCIA SANTIAGO APOSTOL